Entre socalcos, a natureza
no seu esplendor

A Casa do Salgueiral, em Santa Marta de Penaguião, oferece três quartos e quatro apartamentos independentes e totalmente equipados. O visitante encontra aqui um local aprazível para umas férias, um fim-de-semana, uma reunião de trabalho ou um retiro profissional, sozinho, em família ou com um pequeno grupo. A nossa casa também pode ser usada para a realização de eventos.
 

Situada no centro do Douro Património Mundial, a 6 Km da Régua e a 14 de Vila Real, Santa Marta é um local ideal para descanso e um  ponto de partida para incursões pelo interior do Douro.
 

Além do edifício principal, a quinta dispõe de uma antiga casa de caseiros e uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade. Junto à capela existe um pequeno jardim, ótimo como zona de lazer ou até para refeições. Perto fica a piscina, construída num socalco de vinha, com um amplo horizonte sobre Santa Marta de Penaguião e os vinhedos em redor. Os antigos lagares, em granito, são agora uma sala de jogos e de televisão. A vinha rodeia a casa e domina, naturalmente, a paisagem.
 

A recuperação do edifício, concluída em 2020, sob orientação do arquiteto Fernando Seara, manteve o essencial da traça, que se supõe pertencer ao século XVIII. A decoração foi feita, quase na totalidade, com os móveis antigos da casa. No primeiro andar do edifício principal estão disponíveis três quartos: Quarto dos Meninos, Quarto da Mãe e Quarto da Nina. Os hóspedes destes quartos têm acesso a uma sala de estar com lareira, à sala de jantar, bem como à varanda da entrada.
 

No rés-do chão estão disponíveis três amplos apartamentos que mantêm as designações originais: Loja do Azeite (T0), Sala do Ping Pong (T2) e Loja da Lenha (T0). Um outro T2, a Casa dos Caseiros, situa-se num edifício contíguo à casa principal.

A capela pode ser visitada, durante o dia, sempre que se desejar. Uma vez por mês, em dia não determinado, é celebrada missa.
 
A Casa do Salgueiral integra sete hectares de vinha. Os hóspedes que desejarem poderão acompanhar os trabalhos agrícolas.

Este espaço não é aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida.